Série: “O Messias, O Cristo!” (IX)
.
Texto: Sergio de Souza.
.
- O homem foi criado, como criatura inocente, à imagem e semelhança de Deus. Tinha como uma de suas funções dominar sobre toda a criação.
Gênesis 1:26-30
26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
29 Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.
30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi.
- Foi formado com corpo (audição, visão, olfato, paladar, tato), espírito (consciência, adoração, intuição – o fôlego de vida soprado nas narinas pelo Senhor Deus) e alma (intelecto, vontade, emoção).
Gênesis 2:7
7 Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
- Tinha um código “legal” muito simples a seguir. Era, por assim dizer, um código binário (sim/não) sobre a fé e, consequentemente, a obediência ao Criador e, ainda, a punição pela não observância deste código.
Gênesis 2:15-17
15 O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
16 E o SENHOR Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
17 mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
- Sua companheira, a mulher, foi criada a partir de uma de suas costelas, retirada enquanto ele dormia.
Gênesis 2:18-25
18 Então o SENHOR Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
19 Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o SENHOR Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
21 Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
22 Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele.
23 Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”.
24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
25 O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.
Créditos:
Profecias Messiânicas: Missão Brasileira Messiânica (MBM) e Corrêa, D.G.;
Imagem: Adão e Eva no Jardim – Blog do Professor H.
Texto Bíblico: Bíblia NVI.
