Galardões para os Cristãos

Texto: Tony Evans

A cidade de Corinto era famosa  pelos Jogos Ístmicos, um festival de competições e eventos atléticos semelhantes aos Jogos Olímpicos. Ao final de cada competição ou evento, os atletas compareciam diante de uma grande plataforma, ornamentada e decorada, chamada Bema. Nessa plataforma o imperador se assentava como num tribunal e entregava prêmios aos atletas vitoriosos por seus anos de treinamento dedicado e disciplinado e sua perseverança e resistência no calor da competição e da batalha.

Em 2 Coríntios 5:10, Paulo dá aos Coríntios uma imagem semelhante  do bema, em relação ao julgamento futuro dos cristãos, quando afirma “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal (bematos) de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal“. Paulo está dizendo que todos os cristãos comparecerão diante do trono bema de Cristo. No trono bema, Jesus Cristo trará a lume toda a obra, boa ou má, que cada um fez na terra desde que se tornou  cristão. Todo cristão será recompensado com base em suas palavras, obras e fidelidade (ver 1 Coríntios 3:11-14).

11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. – 1 Coríntios 3:11-14

Jesus ilustra julgamento e galardão na parábola que profere em Mateus 25:14-30. Um homem que está para fazer uma viagem confia suas posses a três de seus servos, a cada um segundo as suas habilidades. Esses três servos representam os cristãos; o amo, representa Cristo; e as posses representam tempo, talento e tesouros que Cristo dá a cada cristão. Na parábola, dois dos servos são fieis com aquilo que o senhor lhes dá , mas um se mostra infiel. Quando o amo retorna da viagem e chama seus três servos, os dois servos que se mantiveram fieis são recompensados com mais e recebem governo, ou domínio, sobre muitas coisas. Contudo, o servo infiel perde o que havia recebido e é lançado nas “trevas exteriores” (Mt 25:30).

Segundo essa parábola, os crentes que são fiéis no uso do tempo , talento e tesouros que Cristo lhes dá serão recompensados com coroas  (1 Coríntios 9:24-27) e a oportunidade de assistir Cristo no governo do Reino Milenar (Apocalipse 20:4). Mas aqueles crentes que são infiéis (Mt 25:28-30), terão seu galardão tomado, dado aos fiéis, e ainda serão lançados nas “trevas exteriores”, lugar onde haverá “choro e ranger de dentes”. As “trevas exteriores” descritas nessa passagem não são uma descrição do inferno, mas, provavelmente, se referem a um status menor no Reino de Deus. Cristãos infiéis verão cristãos mais diligentes governarem e reinarem com Cristo. Percebendo que eles poderiam ter muito mais recompensa e proeminência no Reino de Deus , esses servos infiéis chorarão e rangerão os dentes em profundo remorso e arrependimento.

24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. – 1 Coríntios 9:24-27

Em Apocalipse 22:12, Jesus Cristo diz: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo , para dar a cada um segundo a sua obra“. Você está pronto a comparecer diante do trono bema de Cristo? Por seu amor a Cristo e por seu apreço ao dom da salvação , sirva a Deus fielmente agora , e você será recompensado no futuro. A esperança de receber coroas de Jesus Cristo e reinar com Ele deveria convencer um cristão de que correr uma corrida permanecendo fiel vale a pena . Ser recompensado com qualquer uma dessas coroas ou oportunidades para governar será uma honra além de qualquer coisa que possamos imaginar. Corramos!

 

2 thoughts on “Galardões para os Cristãos

  1. Sergio , suas abordagens são profundas e precisas , amem , por se dedicar a trazer luz à palavra que é luz e sal para todos nós.

    1. Olá, meu amigo Boaventura! Quanto tempo! Quando se trata de expor assuntos relativos à Palavra de Deus, não tem como ser diferente. Quando o texto é meu, busco expor a verdade, atendo-me somente àquilo que a Bíblia diz, não acrescento, nem tiro (Deuteronômio, Provérbio e Apocalipse advertem sobre não acrescentar ou retirar nada do que o texto quis revelar). A mesma coisa faço quando publico textos extraídos e redigidos por terceiros. Como não posso modificar nada do que ele escreveu (a não ser que o cite num texto meu, quando cito o que concordo), publico a íntegra, mas examino muito bem antes de fazê-lo. Muito obrigado por ler e por sua opinião. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.