Hal Lindsey e Edgar Whisenant, 1988 AD

Hal Lindsey é um pastor e escritor americano que ficou muito conhecido nos anos 1970 por seu livro best seller “The Late, Great Planet Earth”, o livro de não-ficção mais vendido da década de 1970, traduzido no Brasil por “A Agonia do Grande Planeta Terra”, publicado no Brasil pela editora Mundo Cristão.

Lindsey foi um grande expoente do dispensacionalismo (corrente teológica que divide a história do mundo em “eras”, ou “dispensações”, dos desígnios de Deus), e no livro em questão, tomando como base sobretudo o retorno do povo judeu a Israel algumas décadas antes (em 1948), predisse que o mundo terminaria em alguma data pouco antes de 31 de dezembro de 1988. Ele citou uma série de eventos do mundo – a guerra nuclear, a ameaça comunista (que muitos insistiram em dizer que era a besta).

Nos seus livros mais recentes sugeriu que os crentes já não estariam na Terra após a década de 1980 – depois da década de 1990 e, claro, muito menos na década de 2000. Mas Lindsey fez mais do que erradamente prever o fim do mundo: popularizou o género dos livros de profecias.

 

EndTime - Edgar Whisenant

Na esteira das previsões de Hal Lindsey, Edgar Whisenant publicou em 1988 o livro “88 Reasons Why the Rapture Will Be in 1988″ (“88 Razões pelas quais o Arrebatamento Acontecerá em 1988″) que, como todo bom “fim do mundo”, vendeu muito: 4,4 milhões de cópias, deixando seu autor envergonhado pela falsa profecia, mas com uma gordíssima conta bancária para afogar suas lágrimas de crocodilo.

Ainda publicou mais dois livros em que os títulos prometiam o fim do mundo para 1993 e 1994. Por que esses “profetas” gostam tanto de ganhar dinheiro com livros, vídeos, conferências e afins, se não vão ter tempo de gastá-lo?

 

One thought on “Hal Lindsey e Edgar Whisenant, 1988 AD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.