Série: “O Sermão Profético de Jesus”.
.
.
Texto: Sergio de Souza.
.
.
Mateus 24:3-5
3 Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?”
4 Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane.
5 Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos […]”
Como já dito, em textos anteriores desta série, os textos do Sermão Profético de Jesus (Mateus capítulos 24 e 25, Marcos capítulo 13 e Lucas 21:5-38) referem-se ao período da Grande Tribulação (Septuagésima Semana profetizada por Daniel) e, portanto, aplica-se principalmente aos judeus e não à Igreja.
Veremos, em várias postagens desta série, textos que são utilizados como se referentes fossem ao Arrebatamento e, claro, explicaremos o porquê da não aplicabilidade.
Há, não por acaso, uma relação dos textos deste Sermão com outros textos proféticos da Bíblia (que é, em 28% dos seus textos, profética). Analisaremos, inicialmente, a relação deste texto com alguns dos selos descritos no livro de Apocalipse capítulo seis.
- O Engano:
Mateus 24:4-5
4 Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane.
5 Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos {…]”.Apocalipse 6:1-2
Observei quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete selos. Então ouvi um dos seres viventes dizer com voz de trovão: “Venha!”
2 Olhei, e diante de mim estava um cavalo branco. Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer.
O primeiro cavaleiro do Apocalipse é muitas vezes confundido como se fosse Jesus, afinal está num cavalo branco e “cavalgava como vencedor determinado a vencer”. Na verdade ele é o Anticristo (aquele que se levanta contra Deus e contra tudo que representa Deus). Ele é vassalo do mestre do engano: Satanás, o Diabo, a antiga serpente.
A Igreja não precisa temer os falsos profetas, os falsos messias, pois ela sabe que o Messias já veio e tem nome (o maior de todos os nomes: Jesus). O cuidado da Igreja deve ser com os falsos mestres que, todos sabemos, abundam em nossa era, interessados em enganar e em enriquecer.
O “que ninguém os engane” de Mateus 24:4, refere-se aos judeus, os destinatários deste Sermão. A Igreja, já terá sido arrebatada, possivelmente desencadeando a crise que fará com que o Anticristo chegue ao poder como alguém que pode resolver estas e todas as demais crises. O texto de Apocalipse 6:2 diz que “foi-lhe dada uma coroa”, ou seja, ele será aclamado como rei, escolhido pelo povo como o seu salvador, como o único capaz de resolver o caos.
Créditos:
Imagem: Fórum UOL
Texto bíblico: Bíblia NVI
.
IV
