Série: “O Sermão Profético de Jesus”.
.
Texto: Sergio de Souza.
.
Como já dito em outras postagens, os textos do Sermão Profético de Jesus (Mateus capítulos 24 e 25, Marcos capítulo 13 e Lucas 21:5-38) referem-se ao período da Tribulação (70ª. Semana, profetizada por Daniel) e, portanto, aplica-se principalmente aos judeus e não à Igreja.
- Guerras, fome e pestes
Mateus 24:6-8
6 Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
7 Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.
8 Tudo isso será o início das dores.Apocalipse 6:3-8
3 Quando o Cordeiro abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: “Venha!”
4 Então saiu outro cavalo; e este era vermelho. Seu cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada.
5 Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: “Venha!” Olhei, e diante de mim estava um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha na mão uma balança.
6 Então ouvi o que parecia uma voz entre os quatro seres viventes, dizendo: “Um quilo de trigo por um denário , e três quilos de cevada por um denário, e não danifique o azeite e o vinho!”
7 Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: “Venha!”
8 Olhei, e diante de mim estava um cavalo amarelo. Seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio dos animais selvagens da terra.
O primeiro cavaleiro do Apocalipse, o Anticristo, saiu “vencendo e conquistando”, colocado como rei. Este rei será uma “quase” unanimidade, mas terá resistência e destruirá seus inimigos através da guerra. E, sabemos, guerras geram fome, carestia (lei da oferta e procura – “um dia de trabalho por meio quilo de trigo”), pestes e morte.
- Segundo cavaleiro (segundo selo), num cavalo vermelho: guerras.
- Terceiro cavaleiro (terceiro selo), num cavalo preto: fome.
- Quarto cavaleiro (quarto selo), num cavalo amarelo: morte.
Este será (ainda não aconteceu) apenas o princípio das dores da 70ª. Semana profetizada em Daniel 9. O princípio dos sete anos de Tribulação, para acabar com a transgressão de Israel, “o meu povo”.
Daniel 9:24-27
24 “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo.
25 “Saiba e entenda que, a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
26 Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: guerras
continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
27 Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado”.
Créditos:
Imagem: Fórum UOL
Texto bíblico: Bíblia NVI
.
V
