Série: “As Festas Bíblicas para Israel”.
Texto: Sergio de Souza.
A Páscoa (PESSACH – Passar por cima).
Tipologia: O Sacrifício do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.
Instituída no (e para o) primeiro mês do calendário religioso (Nisan ou Abibe), equivalente a março-abril no calendário gregoriano.
Êxodo 12:1-2
1 Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito:
2 Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.
Êxodo 13:4
4 Hoje, mês de abibe, estais saindo.
Separação do cordeiro no dia 10; ele é guardado até o dia 14, quando é imolado, no crepúsculo da tarde, ou seja, na hora nona (15h)
Êxodo 12:3,6
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.
6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.
Características do cordeiro (Êxodo 14):
- Sem defeito, macho de um ano (v. 5) – “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito;”;
- Morto e assado no fogo, comido com pães ázimos (sem fermento) e ervas amargas (v. 8) – “naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.”;
- Seu sangue, passado mas laterais e nas vigas superiores das portas das casas (v. 7) – “Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem.”;
- Nenhum osso quebrado (v. 46) – “O cordeiro há de ser comido numa só casa; da sua carne não levareis fora da casa, nem lhe quebrareis osso nenhum.”;
Na primeira Páscoa, ou seja, na sua instituição, a família deveria comer o cordeiro com lombos cingidos, sapatos nos pés, cajado na mão e apressadamente. Estas condições jamais se repetiram (o v. 13 diz o porquê dessas condições) – “11 Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor. 12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor.”
A Páscoa foi instituída como estatuto perpétuo para os filhos de Israel, a descendência sanguínea de Israel (v. 42), portanto não se aplica à Igreja. A Bíblia é sempre clara em suas ordens, ou seja, é preciso sempre ver a quem se aplica a ordem, quem é seu destinatário.
Êxodo 12:42
42 Esta noite se observará ao Senhor, porque, nela, os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem todos os filhos de Israel comemorar nas suas gerações.
Êxodo 13:10
10 Portanto, guardarás esta ordenança no determinado tempo, de ano em ano.
Segundo Hebreus 11:28 a Páscoa foi celebrada pela fé. O justo viverá da fé.
Hebreus (Hb) 11:28
28 Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.
Habacuque (Hc) 2:4b
4 […] mas o justo viverá pela sua fé.
Romanos 1:17
17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Por que o “passar por cima”? Ao ver o sangue (nas portas) o SENHOR “passaria por cima” e não haveria assolação. Ao ver o sangue, o SENHOR veria que o “preço havia sido pago”.
Êxodo 12:13
13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.
Por que é a tipologia do sacrifício de Jesus? Alguns elementos: cordeiro sem defeito (pecado), morto na Páscoa, hora nona, sangue derramado para a que o homem fosse liberto (substitutivo), nenhum osso quebrado…
.
Créditos:
Imagem: Bíblia Glow (SBB);
Bíblia de Estudo de Genebra
A Bíblia em ordem cronológica
As Festas Bíblicas para Israel – MBM (Missão Brasileira Missiânica) e Corrêa, D.G.
.
IV
