Série: “O Sermão Profético de Jesus”.
Texto: Sergio de Souza.
Mateus 24:1-2
1 Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo.
2 “Vocês estão vendo tudo isto?”, perguntou ele. “Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”.
No contexto anterior desses versículos, Jesus havia repreendido os mestres da Lei e, também, havia chorado sobre Jerusalém
Mateus 23:37-39
37 “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.
38 Eis que a casa de vocês ficará deserta.
39 Pois eu lhes digo que vocês não me verão mais, até que digam: ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor”.Salmo 118:26
26 Bendito é o que vem em nome do Senhor. Da casa do Senhor nós os abençoamos.
Agora, continuando sua fala aos judeus, e não à Igreja, Ele prediz a queda de Jerusalém e a destruição total do chamado “segundo templo”.
- Davi quis construir o primeiro templo, porém o SENHOR não o autorizara a fazê-lo, pois “suas mãos – as mãos de um guerreiro – estavam sujas de sangue”. Essa tarefa ficou para Salomão, seu filho, que construiu o templo e o entregou e consagrou ao SENHOR por volta de 950 a.C.
- Em 586 a.C. este templo seria destruído por Nabucodonozor, que levou o povo cativo para a Babilônia (já havia levado parte dele em 605 e 597 a.C.).
- Por volta de 538 a.C. parte do povo fora liberado e voltara com o intuito de reconstruir a cidade e, também, o templo. Por causa de problemas e resistências acabaram desistindo de reconstruir o templo, mas construíram para si luxuosas casas até que, cerca de 520 a.C. o profeta (esta palavra significa “boca do Eterno”) Ageu os conclamara e exortara a reconstruir o templo (leia o livro de Ageu). Essa reconstrução foi concluída em 516 a.C., sob a liderança de Zorobabel, o governador, e Josué, o sacerdote. O templo ficara bem simples, mas Deus anima o povo dizendo que “A glória deste novo templo será maior do que a do antigo”, diz o SENHOR dos Exércitos. “E neste lugar estabelecerei a paz”, declara o SENHOR dos Exércitos. – Ageu 2:9
- Herodes, o Grande, iniciou a modernização do templo (refez, praticamente, tudo) em 20 a.C.; esta obra foi continuada por seus sucessores e concluída somente em 64 AD (ou d.C). Este era o templo que Jesus visitara e, por dupla interpretação – porém no mesmo sentido -, cumprira a profecia de Ageu 2:9, uma vez que a verdadeira glória do templo era a presença do SENHOR, não sua beleza arquitetônica.
- Cumprindo a profecia de Jesus o templo foi totalmente destruído em 70 AD (ou d.C.) e, desde então, não há mais templo para os judeus que foram dispersos pelo mundo (diáspora) e, mesmo depois da restauração do Estado de Israel, em 1948 (por resolução da ONU), não é possível, ainda, reconstruir o templo.
A Igreja, corpo de Cristo, não precisa de templo, pois cada um de seus membros é o “Templo do Espírito Santo”.
1 Coríntios 3:16-17
16 Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.1 Coríntios 6:19-20
19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
Haverá ainda, para Israel e no local original, um terceiro e um quarto templos e, este último, dará o cumprimento final à profecia de Ageu 2:9, pois “a glória da última casa será maior do que a da primeira”.
Créditos:
Imagem: Mapio.Net
Texto Bíblico: Bíblia NVI
.
I
