Série: “O Messias, O Cristo!” (VIII).
Texto: Sergio de Souza.
As profecias a respeito do Messias Remidor, e de sua obra, como já mostrado em três artigos anteriores desta série, têm algumas características. Depois de mostrar a revelação progressiva, a revelação cumulativa e a revelação seletiva, neste artigo mostraremos a quarta característica: a revelação limitada, ou seja, Deus delimita, na profecia, o tempo de seu cumprimento, ou a pessoa alvo da revelação. Como exemplo, em algumas indicações sobre as credenciais do Messias:
Quanto ao Tempo – A revelação é para um tempo determinado, imediato ou posterior
- O Messias aparecerá antes da destruição do Segundo Templo
Daniel 9:24-27
24 “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo.
25 “Saiba e entenda que, a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
26 Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
27 Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado”.
Quanto ao Destinatário – A revelação é feita para um (uns) destinatário(s) definidos(s)
- Será reconhecido por aqueles que O traspassaram
Zacarias 12:10-14
10 E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e se lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.
11 Naquele dia muitos chorarão em Jerusalém, como os que choraram em Hadade-Rimom no vale de Megido.
12 Todo o país chorará, separadamente cada família com suas mulheres chorará: a família de Davi com suas mulheres, a família de Natã com suas mulheres,
13 a família de Levi com suas mulheres, a família de Simei com suas mulheres,
14 e todas as demais famílias com suas mulheres.
Créditos:
Profecias Messiânicas: Missão Brasileira Messiânica (MBM) e Corrêa, D.G.;
Imagem: Jesus no Templo – SUDBR
Texto Bíblico: Bíblia NVI.
