Teologia da Aliança
Um sistema de teologia que interpreta as Escrituras da perspectiva de alianças de salvação entre Deus e a humanidade. Não é um sistema de teologia desenvolvido a partir das alianças bíblicas. Antes, é baseado em duas alianças teorizadas, e hipotéticas, chamadas de Aliança de Obras e Aliança de Graça.
Teologia Substitutiva
Um ponto de vista teológico adotado tanto por católicos, como por protestantes, o qual afirma que os judeus foram rejeitados e substituídos pelo “verdadeiro Israel”, a Igreja. Aqueles que abraçam esse ponto de vista rejeitam qualquer futuro étnico distinto para o povo judeu ligado às alianças bíblicas, crendo que seu único destino espiritual é ou perecer ou tornar-se parte da Igreja cristã.
Tribulação
Aquele período de tempo, segundo a interpretação pré-milenista das profecias, que segue o Arrebatamento da Igreja. Durará sete anos, dos quais os primeiros três anos e meio são um tempo de paz para Israel, que testemunha o surgimento do Anticristo e a reconstrução do Templo judeu. Os últimos três anos e meio são um tempo de juízo divino conhecido no Antigo Testamento como “tempo de angústia de Jacó”. No final deste período, culminado com a Batalha de Armagedom, Cristo retorna para livrar Israel e estabelecer Seu Reino Milenar.
Últimos Dias
Há uma variedade de expressões bíblicas diferentes que parecem falar dos últimos dias. Na Bíblia, a expressão “últimos dias” pode se referir ao final da atual Era da Igreja ou pode se referir a outros tempos, tal como o final da Tribulação que é seguido pela Segunda Vinda. Muitas vezes a Tribulação de sete anos é chamada de “últimos dias”.
Imagem: Jusbrasil
